CACHOEIRA CASCATONA

Como o próprio nome indica, a Cachoeira Cascatona é uma das maiores encontradas no Santuário do Caraça. Além da imponência pelo volume de água, altura e largura, destaca-se pela beleza e o conjunto da paisagem em seu entorno. São aproximadamente 4km de trilha, praticamente toda ela em meio à mata e por caminhos antigos sobre rocha.

Informações Gerais

Um dos roteiros mais distantes da sede do Santuário do Caraça que podem ser feitos sem a companhia de condutores credenciados. O caminho é bem marcado, gerando poucas dúvidas. A falta de manutenção da trilha faz com que existam obstáculos desnecessários, uma simples limpeza a tornaria muito mais agradável. Não é aconselhado fazer o percurso em dias chuvosos, o risco de escorregão e queda de altura considerável, aumenta muito.

Como Chegar

A RPPN Santuário do Caraça está localizada a cerca de 120 km de Belo Horizonte. O acesso é feito por rodovia (AMG-1225) entre as sedes dos municípios de Barão de Cocais e Santa Bárbara. O visitante pode utilizar a BR-381 ou a rodovia MG-129 a partir de Mariana e Ouro Preto, passando por Catas Altas. Existem ainda várias estradas não pavimentadas que atravessam a região. Não existe transporte público para o local. Uma possibilidade para quem não está em veículo próprio é contratar o serviço de taxi em Barão de Cocais ou Santa Bárbara. Uma opção interessante, mas que exige o taxi, é utilizar o transporte ferroviário, a partir de Belo Horizonte ou Vitória, descendo na estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais. A portaria está a 13km do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, onde se encontra a estrutura de recepção aos visitantes, em estrada asfaltada, bem conservada, mas bastante sinuosa. O uso de bicicletas está restrito à estrada asfaltada, não podendo ser utilizada nas demais vias. GERAR ROTA / HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Melhor Época

O Santuário do Caraça, por sua localização e características de relevo, apresenta um microclima, ou seja, um ambiente com características particulares em relação às regiões vizinhas. O período seco vai de abril a outubro e as temperaturas mínimas acontecem em junho e julho. É comum o dia amanhecer com tempo fechado, muita neblina, e abrir um Sol forte ao longo da manhã e tarde. Vale lembrar que a estrutura de recepção e hospedagem dos visitantes está a cerca de 1200 metros de altitude e alguns picos encontram-se acima dos 2000 metros, podendo haver uma variação térmica expressiva entre os dois ambientes.

Arraste o mouse sobre a imagem para movimentá-la em outras direções

    Vídeo melhor visualizado na qualidade HD

    Características

    Está em Unidade de Conservação; exige o controle feito pela portaria; pode ser visitado sem acompanhamento de guia; possui taxa de entrada na RPPN; não possui acessibilidade plena; existe sinalização indicando o percurso da trilha (em alguns pontos); possui local para estacionar veículo próprio no início do percurso.

    Público

    Atende a experientes e é aconselhado apenas para iniciantes com boa disposição. A trilha está muito suja (mato invadiu a trilha) o que pode não ser muito confortável para crianças.

    Serviços

    Não possui transporte público regular; possui alternativas para alimentação; possui alternativas para hospedagem; possui sinal de telefonia celular; não há hospital; não há posto de combustível; não há oficina mecânica; não há agência bancária.

    Classificação

    Severidade do Meio – 3, Orientação no Percurso – 2, Condições do Terreno – 3, Intensidade do Esforço Físico – 3. Mais informações AQUI.

    Passe o mouse sobre o gráfico ou mapa para obter mais informações

    Para Enriquecer sua Experiência

    FotoSketcher_-_oratorioORATÓRIO

    Na visita à Cachoeira Cascatona vale a pena estender a caminhada até o Oratório. No último trecho da trilha para a cachoeira, antes do início da descida mais íngreme, basta seguir o caminho antigo, sobre rochas, a esquerda. São mais 300 metros até o local onde, além da construção de cunho religioso, existe um mirante natural que permite avistar a entrada do Santuário do Caraça e municípios vizinhos. No percurso é possível avistar toda a queda da Cascatona, dando a real dimensão da grandiosa cachoeira.

    Percebe-se que o caminho antigo que leva ao Oratório, no passado, fazia a ligação entre o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e o vale do Sumidouro, acesso principal à Unidade de Conservação. O caminho a partir desse ponto está bem sujo (coberto pela vegetação), mas ainda deve ser possível fazer a ligação entre a portaria e a igreja.

    Tempo Catas Altas
    ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

    PLANILHA

    Clique no botão de download ao lado e baixe a planilha com o roteiro detalhado da Cachoeira Cascatona. Você poderá imprimir o arquivo PDF, em tamanho A3, e utilizá-lo durante a caminhada ou, se preferir, visualizar em seu smartphone.

    EM BREVE!

    GPS

    Clique no botão de download ao lado e baixe o arquivo GTM com o percurso e pontos de interesse do roteiro Cachoeira Cascatona para utilizar em seu receptor GPS. Utilizou-se Sistema de Coordenadas UTM, Datum WGS 1984 e acurácia média de 5 metros.

    GPS Cachoeira Cascatona (9.1 KB, 207 downloads)

    WALLPAPER

    Clique no botão de download ao lado e baixe o wallpaper da Cachoeira Cascatona. A imagem em formato JPG possui dimensão de 1600 x 1200 pixels e ficará muito bem na tela de fundo de seu computador, tablet ou smartphone.

    Wallpaper Cachoeira Cascatona (898.0 KB, 475 downloads)

    TRILHA SONORA

    Clique no tocador de MP3 ao lado, ouça e baixe a música usada na trilha sonora deste roteiro. A música, além de ótima companhia, inspira, motiva, traz lembranças e pode criar uma atmosfera ainda mais especial para sua caminhada.

    Covered In Oil (Broke For Free) / CC BY 3.0
    comments powered by Disqus