LAVRAS NOVAS / CHAPADA

Chapada, pertencente ao distrito de Lavras Novas – Ouro Preto / MG, é um bucólico povoado de poucas casas, cercada pelas Serra do Trovão e de Itatiaia, onde destacam-se a Capela de Sant’Ana, a exuberante natureza e a típica tranquilidade do interior mineiro.

Informações Gerais

O povoado da Chapada está localizado em estrada que dá acesso a Lavras Novas, Santo Antônio do Salto e Santa Rita de Ouro Preto, mas, ainda assim, parece se empenhar em conservar a tranquilidade e a paz das comunidades mais tradicionais. Possui um fluxo tímido de turistas (quando comparado a Lavras Novas) o que a torna uma ótima opção para quem busca calma, sossego e silêncio.

Como Chegar

Lavras Novas está a 120 km de Belo Horizonte. O principal acesso é feito pela rodovia MG-443/129 que liga as sedes dos municípios de Ouro Preto e Ouro Branco, em Minas Gerais. Existem ônibus diários a partir de Ouro Preto (Estação Ferroviária). Apenas os 2 km finais são feitos por estrada de terra, exigindo atenção para o traçado sinuoso da “Serrinha”. GERAR ROTA / HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Melhor Época

O período seco vai de maio a novembro, podendo ocorrer chuvas ocasionais também nessa época. É comum o dia amanhecer com tempo fechado, muita neblina, e abrir um Sol forte a partir de 9h ou 10h da manhã. Fins de semana e feriados são normalmente acompanhados de turistas, o povoado fica bem mais movimentado e as trilhas também.

    Vídeo melhor visualizado na qualidade HD

    Características

    Não está no interior de Unidade de Conservação; não exige autorização prévia; não possui taxa de entrada; não possui acessibilidade plena; não possui sinalização; possui local para estacionar veículo próprio no início e no final do percurso.

    Serviços

    Possui transporte público regular; possui alternativas para alimentação; possui alternativas para hospedagem; possui sinal de telefonia celular; não há hospital; não há posto de combustível; não há oficina mecânica; não há agência bancária.

    Público

    Atende a experientes e iniciantes, aconselhado a crianças que estejam acostumadas a caminhar.

    Classificação

    Severidade do Meio – 2, Orientação no Percurso – 2, Condições do Terreno – 3, Intensidade do Esforço Físico – 2. Mais informações AQUI.

    Roteiro Planilhado

    Informações sobre como usar a planilha AQUI.

    Use a seta lateral para passar as páginas

    Passe o mouse sobre o gráfico ou mapa para obter mais informações

    Para Enriquecer sua Experiência

    Capela de Sant’Ana – apresenta características comuns (forma e volume) às edificações religiosas mineiras do início do século XVIII. A capela está localizada em terreno plano com pequeno declive em sua porção posterior. O adro é gramado, delimitado pela rua lateral, sem pavimentação, e emoldurado pelas edificações do entorno que compõem o núcleo do povoado. A torre sineira, construída em alvenaria de tijolos, encontra-se descolada da construção principal, formando um volume mais baixo que a nave da Capela. A ermida desenvolve-se em partido retangular, em dois volumes de altimetria diferenciada compondo o edifício: o primeiro, mais elevado, abriga a nave e foi construído em alvenaria de pedras; e o segundo, mais baixo, é composto pelo altar-mor, pela sacristia e circulações laterais, tem paredes internas em pau-a-pique e externas em tijolos.

    A cobertura, em telha do tipo capa-canal, é composta por duas partes diferenciadas, de acordo com os dois volumes da edificação: o volume da nave tem telhado em galbo, dividido em duas águas enquanto o volume mais baixo tem telhado em três águas. O interior da ermida, assim como seu exterior, é simples, sem qualquer suntuosidade e ornamentação restrita ao altar-mor e ao forro. Na nave e na capela-mor, o forro é abobadado, acompanhando a inclinação do telhado, com pintura decorativa de autores desconhecidos. Na primeira, a pintura do forro representa Nossa Senhora da Piedade e a seguinte inscrição: “STABAT MATER DOLOROSA”. Mais informações … 


    Brasão do Frontispício – escudo em pedra sabão fixado na fachada da Capela de Sant’Ana, logo acima da porta, ladeado pelo par de janelas que dão para o coro no interior do edifício. Os elementos apresentados em relevo no escudo representam: A tiara papal e o barrete episcopal, a tiara com rocailles com o orbe e a cruz acima de onde brota a árvore da vida, as angras e o motivos liliformes caracterizam alusões ao sentido devocional ofertado na Capela de Sant’Ana. As duas chaves cruzadas simbolizam os mistérios da natureza e da essência, envoltas pelas flores, o sol, a flor ou folha seca e o cristal de gelo, que simbolizam as quatro estações. A grande angra da parte inferior tem em seu relevo o símbolo da transubstanciação no botão liliforme, ladeada pelo coração flamejante trespassado por uma espada, que simboliza o Sagrado Coração de Maria, e o cálice, que simboliza o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; o escudo é arrematado acima por uma cruz episcopal. As inscrições referem-se ao ano da oferta do escudo – ANNO 1883; ao ofertante – POR AS; e à destinação da oferta – SANTANA ESMOLAS. Os “S” finais são invertidos possivelmente apenas como recurso estético.

    A fatura do escudo apresenta qualidade escultórica e detalhamento notável, certamente obra de um entalhador profissional e erudito, em uma composição eclética com muitas características do estilo rococó – composição equilibrada, com assimetrias sutis e a disposição farta de elementos iconográficos. Mais informações …


    Portada – larga e em pedras de cantaria, com porta de madeira de duas folhas pintadas a óleo, com dobradiças e ferrolho em ferro fundido e batido; trava de madeira. A portada acompanha o estilo barroco das estruturas da arquitetura colonial mineira. A imponente portada traduz a imponência da Capela em si, enquanto templo, local onde a presença divina é plenamente sentida e experimentada. Os mundos interior e exterior são unidos de forma grandiosa pela grandiosidade da portada. Mais informações …

    Fonte: Portal do Patrimônio – Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

     

    ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

    PLANILHA

    Clique no botão de download ao lado e baixe a planilha com o roteiro detalhado Lavras Novas / Chapada. Você poderá imprimir o arquivo PDF, em tamanho A3, e utilizá-lo durante a caminhada ou, se preferir, visualizar em seu smartphone.

    Planilha Lavras Novas / Chapada (662.2 KB, 185 downloads)

    GPS

    Clique no botão de download ao lado e baixe o arquivo GTM com o percurso e pontos de interesse do roteiro Lavras Novas / Chapada para utilizar em seu receptor GPS. Utilizou-se Sistema de Coordenadas UTM, Datum WGS 1984 e acurácia média de 3 metros.

    GPS Lavras Novas / Chapada (6.3 KB, 222 downloads)

    WALLPAPER

    Clique no botão de download ao lado e baixe o wallpaper da Chapada. A imagem em formato JPG possui dimensão de 1600 x 1200 pixels e ficará muito bem na tela de fundo de seu computador, tablet ou smartphone.

    Wallpaper Povoado da Chapada (608.8 KB, 1131 downloads)

    TRILHA SONORA

    Clique no tocador de MP3 ao lado, ouça e baixe a música usada na trilha sonora deste roteiro. A música, além de ótima companhia, inspira, motiva, traz lembranças e pode criar uma atmosfera ainda mais especial para sua caminhada.

    Adquira seu Mapa Vaqueano

    Faça aqui seu pedido, basta preencher o formulário abaixo que entrarei em contato confirmando as informações para envio.

    * Preenchimento Obrigatório

    map_lavras_novas_promocao

    MAPA PARA VIAJANTES – SÉRIE DESTINOS
    LAVRAS NOVAS (Ouro Preto / MG)

    Este mapa representa todo o distrito de Lavras Novas, no município de Ouro Preto, em Minas Gerais. A zona urbana é marcada pelas ruas de calçamento, o casario antigo, os animais domésticos soltos, tudo envolto em uma atmosfera de tranquilidade e bucolismo que encanta a todos. Emoldurada pelas serras do Itacolomi, Trovão e Itatiaia, Lavras Novas se vê rodeada por grande diversidade biológica, principalmente pelas florestas de Mata Atlântica e os campos do Cerrado. A abundante disponibilidade hídrica também chama a atenção, transformando córregos de água cristalina, que escorrem pelas serras, em belas cachoeiras. As trilhas, caminhos centenários, estradas de terra com pouco movimento de veículos, levam sempre a um lugar especial. Conheça Lavras Novas, viva com intensidade os momentos junto à natureza, respeite os costumes locais e volte para casa feliz.

    – Escala 1:25.000
    – Atualizado em 2015
    – Mapa topográfico
    – Ideal para navegação
    – Equidistância da curvas de nível de 10 metros
    – Trilhas verificadas in loco
    – Sombreamento do relevo para facilitar interpretação
    – Localização dos principais atrativos
    – Limites de Unidades de Conservação
    – Interface direta com conteúdo do site
    – Utiliza o conceito “Canivete Suíço” com aplicação de Realidade Aumentada

    OBS.: Endereço de entrega na área interna da Avenida do Contorno, em Belo Horizonte, tem frete gratuito.

    Como sabemos, não existem, no Brasil, mapas na escala 1:25.000 atualizados, principalmente com informações detalhadas de trilhas e caminhos para quem pratica atividades ao ar livre na natureza. Por favor, valorize este trabalho praticamente artesanal, feito com muito zelo e cuidado para pessoas como você. Não pirateie, faça cópias ou disponibilize em sites, blogs ou redes sociais sem a minha autorização. O valor cobrado é praticamente simbólico e será revertido para a elaboração de novos mapas. Ao adquirir um Mapa Vaqueano você está contribuindo para que mais pessoas possam se emocionar e viver, com plenitude e autonomia, momentos marcantes junto à natureza.

    comments powered by Disqus