LAVRAS NOVAS

Em busca de novas lavras auríferas os exploradores encontram, em 1704, a Mina dos Prazeres, a oeste do Pico do Itacolomi, dando início ao povoamento da região. Elevada à categoria de distrito de Ouro Preto, em 2005, Lavras Novas contava em 2010, com apenas 929 habitantes. Um povo muito hospitaleiro e de sorriso fácil que convive com o bucolismo de ruas de calçamento, casas de pau a pique, manifestações religiosas, atividades tradicionais e o movimento de visitantes em busca de sossego e contato com a natureza.

Em meados do século XVIII foi erguida a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres. A festa da padroeira, tradicionalmente realizada em agosto, é um importante símbolo da manutenção da identidade dos moradores. Queima de fogos, fixação das bandeiras do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora dos Prazeres, côrte do Divino, missas, banda de música, entre outras atrações, caracterizam a celebração. Cercada por montanhas, Lavras Novas tem, como moldura de seu patrimônio histórico e arquitetônico, a Serra do Espinhaço, o Pico do Itacolomi, os campos rupestres e matas, os vales, os diversos córregos e rios de água límpida. É cercada ainda por áreas naturais protegidas como os Parques Estaduais do Itacolomi e da Serra do Ouro Branco e o Monumento Natural Estadual de Itatiaia. Lavras Novas é repleta de histórias e mitos. A conversa com seus moradores revelará causos curiosos. Um deles explica o significado do “S” encontrado na Praça Pedro Fernandes Marins. Mas cuidado para não ser tragado pela Boca do Inferno. Outro símbolo de fé da população é a Santa Lagoa (ou Lapa da Santa), pequeno abrigo sobre rochas onde, há aproximadamente 50 anos, Nossa Senhora dos Prazeres teria aparecido para moradores de Lavras Novas. Existem histórias sobre a existência de um túnel que ligaria o local à Igreja da padroeira no interior do povoado. O contato direto com a natureza e com a história colonial de Minas Gerais e do Brasil está presente também no Caminho Novo da Estrada Real que percorre estradas e trilhas de Lavras Novas, ligando as cidades de Ouro Preto e Ouro Branco.

Como Chegar

Lavras Novas está a 120 km de Belo Horizonte. O principal acesso é feito pela rodovia MG-443/129 que liga as sedes dos municípios de Ouro Preto e Ouro Branco, em Minas Gerais. Existem ônibus diários a partir de Ouro Preto (Estação Ferroviária). Apenas os 2 km finais são feitos por estrada de terra, exigindo atenção para o traçado sinuoso da “Serrinha”. GERAR ROTA / HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Serviços

O distrito conta com transporte público regular e diário, possui alternativas para alimentação, serviços de hospedagem para todos os gostos e sinal de telefonia celular. Não conta com hospital, posto de combustível, oficina mecânica e agência bancária. É possível encontrar serviços que aceitam cartões de pagamento de débito e crédito. Não há casa de câmbio.

Melhor Época

O período seco vai de maio a novembro, podendo ocorrer chuvas ocasionais também nessa época. É comum o dia amanhecer com tempo fechado, muita neblina, e abrir um Sol forte a partir de 9h ou 10h da manhã. Fins de semana e feriados são normalmente acompanhados de turistas, o povoado fica bem mais movimentado e as trilhas também.

Para Enriquecer sua Experiência

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres – possui características tipológicas das edificações religiosas erigidas na região de Ouro Preto em princípios do século XVIII, no período colonial. A planta é retangular, composta por nave, coro, capela-mor, corredores laterais e sacristia. A edificação compõe-se de três volumes de altimetria diferenciada, sendo mais alto o que abriga a nave e o coro, de onde partem as duas torres laterais, sem deslocamento em planta, inserindo-se exatamente sobre o coro; um segundo volume de altura intermediária, referente à capela-mor; e um terceiro, mais baixo, composto pelos corredores laterais à capela-mor pela sacristia. Todas as paredes da edificação foram executadas em alvenaria de pedra, assentada com argamassa de barro e pintadas à cal. Mais informações …

Fonte: Portal do Turismo – Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Pocinhos

DSC_0224

Cachoeira do Falcão

falcao1

Cachoeira dos Namorados

DSC_0115

Bacia do Custódio I

DSC_0095

Cachoeira Três Pingos

DSC_0024

Serra do Trovão

trovao2

Lavras Novas / Chapada

chapada1

Bacia do Custódio II

DSC_0112

Cachoeira do Rapel

DSC_0337

Mirante do Teleférico

teleferico3

Cachoeira do Castelinho

chapada6

Cach. dos Prazeres

DSC_0687_alt

Adquira seu Mapa Vaqueano

Faça aqui seu pedido, basta preencher o formulário abaixo que entrarei em contato confirmando as informações para envio.

* Preenchimento Obrigatório

map_lavras_novas_promocao

MAPA PARA VIAJANTES – SÉRIE DESTINOS
LAVRAS NOVAS (Ouro Preto / MG)

Este mapa representa todo o distrito de Lavras Novas, no município de Ouro Preto, em Minas Gerais. A zona urbana é marcada pelas ruas de calçamento, o casario antigo, os animais domésticos soltos, tudo envolto em uma atmosfera de tranquilidade e bucolismo que encanta a todos. Emoldurada pelas serras do Itacolomi, Trovão e Itatiaia, Lavras Novas se vê rodeada por grande diversidade biológica, principalmente pelas florestas de Mata Atlântica e os campos do Cerrado. A abundante disponibilidade hídrica também chama a atenção, transformando córregos de água cristalina, que escorrem pelas serras, em belas cachoeiras. As trilhas, caminhos centenários, estradas de terra com pouco movimento de veículos, levam sempre a um lugar especial. Conheça Lavras Novas, viva com intensidade os momentos junto à natureza, respeite os costumes locais e volte para casa feliz.

– Escala 1:25.000
– Atualizado em 2015
– Mapa topográfico
– Ideal para navegação
– Equidistância da curvas de nível de 10 metros
– Trilhas verificadas in loco
– Sombreamento do relevo para facilitar interpretação
– Localização dos principais atrativos
– Limites de Unidades de Conservação
– Interface direta com conteúdo do site
– Utiliza o conceito “Canivete Suíço” com aplicação de Realidade Aumentada

OBS.: Endereço de entrega na área interna da Avenida do Contorno, em Belo Horizonte, tem frete gratuito.

Como sabemos, não existem, no Brasil, mapas na escala 1:25.000 atualizados, principalmente com informações detalhadas de trilhas e caminhos para quem pratica atividades ao ar livre na natureza. Por favor, valorize este trabalho praticamente artesanal, feito com muito zelo e cuidado para pessoas como você. Não pirateie, faça cópias ou disponibilize em sites, blogs ou redes sociais sem a minha autorização. O valor cobrado é praticamente simbólico e será revertido para a elaboração de novos mapas. Ao adquirir um Mapa Vaqueano você está contribuindo para que mais pessoas possam se emocionar e viver, com plenitude e autonomia, momentos marcantes junto à natureza.

comments powered by Disqus