COM UM MAPA VOCÊ VAI ONDE QUISER

“Mapas nos emprestam botas de sete léguas, permitindo-nos percorrer quilômetros em segundos. Usando a ponta de um lápis para delinear a rota de uma caminhada ou escalada, é possível pairar acima de precipícios, em um único salto, pular despenhadeiros elevados, bem com atravessar rios, sem o menor esforço. No mapa, o tempo está sempre bom, a visibilidade sempre perfeita. O mapa possibilita a vantagem da perspectiva sobre a paisagem: interpretar um mapa é como voar por determinada região, o que nos permite realizar um levantamento desodorizado, pressurizado e com temperatura controlada.” (Robert Macfarlane, livro Montanhas da Mente)

DSC_0412B

Nunca os mapas digitais estiveram tão próximos de nós. Google Maps, Bing, Open Street Map, entre outros recursos, disponibilizam informações sobre todos os cantos da Terra. Na verdade, nem todos os cantos da Terra. É perceptível como estão ausentes as informações sobre zonas rurais e, principalmente, áreas intangíveis e remotas do Brasil. A ausência de dados digitais reflete a ausência de dados cartográficos em escala adequada, atualizados e confiáveis.

Talvez para a maioria dos usuários desse tipo de ferramenta as informações disponíveis, principalmente nos centros urbanos, são suficientes. Mas, para os amantes da natureza e praticantes de atividades ao ar livre, é nítida a carência de dados disponíveis nas ferramentas mais conhecidas. O número de aplicativos que prometem a navegação a partir de bases cartográficas online e offline é crescente. Entretanto, mais uma vez, o Brasil parece ser um vazio geográfico (ou cartográfico) em meio ao restante do planeta.

A disseminação do uso do GPS, ainda que a maioria das pessoas não tenha ideia do que seja e de como funciona, ajudou a popularizar os mapas digitais, principalmente os mapas online usados no trânsito. O emprego da geolocalização de dados a partir do uso dos mapas digitais, de ferramentas 3D e de realidade aumentada, fazem com que a relação dos usuários com os instrumentos de representação espacial seja o mais intuitivo possível.

Diante do cenário apresentado pode-se especular que os mapas de papel e a bússola (não digital) sejam, em pouco tempo, apenas obsoletos e/ou nostálgicos instrumentos. Engana-se quem compartilha dessa opinião. Por melhores que sejam os recursos digitais, nada substitui o mapa impresso. Além de não quebrar ao sofrer um impacto, de não acabar a bateria, de não sofrer com falhas de softwares, de não necessitar de sinal de celular ou pacote de dados de internet, de ser a prova d’água (em algumas vezes), permite uma visão panorâmica do espaço, enquanto o mapa digital estará restrito ao tamanho de uma tela de computador, smartphone, tablet ou outro aparelho a ser desenvolvido.

A utilização dos mapas digitais, em conjunto com o receptor GPS é, sem dúvida, uma grande mão na roda, isso não se pode negar, mas o manuseio “analógico” de um mapa impresso tem também grande charme e aplicação. Somente quem navegou por áreas desconhecidas, interpretando a paisagem, sem a ajuda de terceiros, pode descrever a sensação de felicidade intensa gerada pela chegada ao destino desejado, apenas com o uso de um mapa.

O mapa permite viajar sem sair do lugar, ver além das montanhas, escolher o caminho a seguir, planejar viagens, descobrir novos destinos. Os mapas são equipamentos obrigatórios para quem deseja se aventurar na natureza. Os Mapas Vaqueano, além da informação confiável, possuem interface com o conteúdo do site, através da leitura do QR Code. Encontre aqui os Mapas Vaqueano e organize sua próxima viagem.

Diferenciais dos Mapas Vaqueano

QR Code

Utiliza QR Code para interface com o conteúdo do site, disponibilizando informações sempre atualizadas sobre a região. Saiba mais …

Escala 1:25.000

Os Mapas Vaqueano são confeccionados em escala 1:25.000, o que permite a inclusão de muito mais detalhes da região mapeada. Saiba mais …

Formato A3

Formato apropriado para transporte e manuseio no campo. Tamanho adequado para porta mapas disponíveis no mercado.

Atualizado e Revisado

Os locais são visitados e os dados checados em campo, em um trabalho quase artesanal, o que aumenta a confiança nas informações.

Adquira seu Mapa Vaqueano

Faça aqui seu pedido, basta preencher o formulário abaixo que entrarei em contato confirmando as informações para envio.

* Preenchimento Obrigatório

map_lavras_novas_promocao

MAPA PARA VIAJANTES – SÉRIE DESTINOS
LAVRAS NOVAS (Ouro Preto / MG)

Este mapa representa todo o distrito de Lavras Novas, no município de Ouro Preto, em Minas Gerais. A zona urbana é marcada pelas ruas de calçamento, o casario antigo, os animais domésticos soltos, tudo envolto em uma atmosfera de tranquilidade e bucolismo que encanta a todos. Emoldurada pelas serras do Itacolomi, Trovão e Itatiaia, Lavras Novas se vê rodeada por grande diversidade biológica, principalmente pelas florestas de Mata Atlântica e os campos do Cerrado. A abundante disponibilidade hídrica também chama a atenção, transformando córregos de água cristalina, que escorrem pelas serras, em belas cachoeiras. As trilhas, caminhos centenários, estradas de terra com pouco movimento de veículos, levam sempre a um lugar especial. Conheça Lavras Novas, viva com intensidade os momentos junto à natureza, respeite os costumes locais e volte para casa feliz.

- Escala 1:25.000
- Atualizado em 2015
- Mapa topográfico
- Ideal para navegação
- Equidistância da curvas de nível de 10 metros
- Trilhas verificadas in loco
- Sombreamento do relevo para facilitar interpretação
- Localização dos principais atrativos
- Limites de Unidades de Conservação
- Interface direta com conteúdo do site

OBS.: Endereço de entrega na área interna da Avenida do Contorno, em Belo Horizonte, tem frete gratuito.

Como sabemos, não existem, no Brasil, mapas na escala 1:25.000 atualizados, principalmente com informações detalhadas de trilhas e caminhos para quem pratica atividades ao ar livre na natureza. Por favor, valorize este trabalho praticamente artesanal, feito com muito zelo e cuidado para pessoas como você. Não pirateie, faça cópias ou disponibilize em sites, blogs ou redes sociais sem a minha autorização. O valor cobrado é praticamente simbólico e será revertido para a elaboração de novos mapas. Ao adquirir um Mapa Vaqueano você está contribuindo para que mais pessoas possam se emocionar e viver, com plenitude e autonomia, momentos marcantes junto à natureza.

comments powered by Disqus