PARQUE ESTADUAL NOVA BADEN

O Parque Estadual Nova Baden está localizado na região sul de Minas Gerais, no município de Lambari, e foi criado em 27 de setembro de 1994. Antes disso o local conservou a “Mata do Estado” até 1974, quando foi criada a Reserva Biológica de Nova Baden, sob responsabilidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). O Parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, ou seja, permite apenas o uso indireto dos recursos. É gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas, possui 214,47 hectares e está aberto à visitação para ecoturismo e educação ambiental.

Seus limites ocupam a vertente sudeste da Serra das Águas, também conhecida como Serra de Campanha ou Serra do Bom Retiro, em altitudes que variam de 900 a 1300 metros. A Unidade de Conservação guarda espécies representativas do bioma Mata Atlântica, entre elas: jacarandá, pinheiro brasileiro, canelas, cedros, palmeiras, jequitibá, faveiro e samambaiaçu. As árvores mais altas chegam a 25 metros de altura, sendo que alguns exemplares alcançam os 35 metros. Pesquisas realizadas no interior do Parque apontaram a presença de 78 espécies de aves, de 30 famílias e 14 ordens diferentes. Entre essas aves estão: chupa-dente, tangará-dançarino, tangarazinho, figuinha-de-rabo-castanho e joão-barbudo. Além de anfíbios e répteis, são encontradas 22 espécies de mamíferos. Vale destacar que entre essas espécies, seis são consideradas “ameaçadas de extinção”. Bugio ou guariba, sauá, macaco-prego, jaguatirica, gato mourisco e veado campeiro são alguns dos exemplares encontrados, sendo que, os primatas, são os mais facilmente percebidos.

Como Chegar

O Parque Estadual Nova Baden está localizado no município de Lambari/MG, a 350 km de Belo Horizonte, 280 km de São Paulo e 335 km do Rio de Janeiro.  A portaria está distante 06 km da sede do município. É possível utilizar o transporte público que liga as cidades de Lambari a Caxambu, Cambuquira e Três Corações. Da rodovia BR 460, até a portaria do Parque Estadual, o percurso é de 1 km por estrada de terra. Existe sinalização indicando o acesso. GERAR ROTA / HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Serviços

O Parque conta com portaria, onde é feito o controle de entrada, uma estrutura de recepção com exposição de resultados de pesquisas, banheiros e pequena sala multimeios. Existe ainda um pequeno playground e infraestrutura para atender aos pesquisadores. Três trilhas estão abertas à visitação, contando com sinalização e alguma estrutura para apoio, como bancos e quiosques. Próximo ao centro de visitantes existe área gramada e estacionamento para veículos particulares. No local existe sinal de telefonia celular. Não oferece serviço de alimentação e hospedagem. Na cidade de Lambari (local mais próximo) existe oferta de hospedagem, alimentação e demais serviços. A cidade oferece ainda outros atrativos que podem merecer uma visita.

Melhor Época

O período seco vai de abril a outubro, onde as temperaturas são mais baixas, principalmente nos meses de junho e julho. Durante o verão e os meses mais quentes a presença de insetos, típicos de Mata Atlântica, podem incomodar um pouco o visitante. O Parque funciona todos os dias da semana, recebendo mais visitantes no fins de semana e feriados. Quando comparado a outras Unidades de Conservação de Minas Gerais, recebe um volume pequeno de visitantes, o que pode ser muito bom para quem deseja mais contato com a natureza e menos contato com outras pessoas.

- Todos os dias – 08:00 às 17:00h – Trilhas não exigem acompanhamento de monitores, caso exista interesse, agendar com antecedência
- Entrada = R$5,00 – Estacionamento = R$2,00 – Adultos com mais de 65 anos de idade e crianças com até 07 anos não pagam – Proprietários inseridos na Zona de Amortecimento da Unidade também não pagam *Tarifas de janeiro/2014 – Existe meia entrada para estudantes
Parque Estadual Nova Baden – (35) 3271-1338 – penovabaden@meioambiente.mg.gov.br – www.ief.mg.gov.br

Arraste o mouse sobre a imagem para movimentá-la em outras direções

Para Enriquecer sua Experiência

sede_faz_nova_badenSEDE DA FAZENDA PINHEIROS A edificação que abriga o Centro de Visitantes é a antiga sede da Fazenda Pinheiros, que foi de propriedade da família Werneck. Américo Werneck, engenheiro civil, escritor e jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1855, chegou à região de Lambari em 1889 (quando ainda se chamava Vila das Águas Virtuosas da Campanha), adquirindo a propriedade de um político da região, Dr. Eustáquio Garção Stockler. As obras de construção da casa foram iniciadas no mesmo ano e, no ano seguinte, também o bairro de Nova Baden, com a chegada de colonos austríacos, alemães e holandeses que ocuparam terras cedidas por Américo Werneck. O nome Nova Baden fazia alusão à província de Baden-Baden, uma importante estância hidromineral em território germânico. Américo Werneck ocupou cargos públicos no estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro e se envolveu diretamente com a política, sendo nomeado, em 1898, prefeito da recém inaugurada Belo Horizonte e, em 1909, primeiro prefeito de “Águas Virtuosas”. Uma curiosidade sobre Werneck refere-se ao seu tempo como prefeito da capital mineira, apenas um mês e catorze dias.  Ele foi responsável por obras que até hoje são valorizadas no município de Lambari como, por exemplo, o Palácio do Cassino, o Lago Guanabara, o Farol do Lago e o Parque Novo. Américo Werneck faleceu em 1927. A casa conta com três varandas amplas, quatro quartos grandes, cinco cômodos menores, três banheiros, uma cozinha e um espaço para copa. Serve de estrutura de recepção aos visitantes com a exposição de fotos, mapas, textos que descrevem as características físicas e biológicas, exemplares da fauna encontrada na região.

Trilha Sete Quedas

trilha_sete_quedas4

Trilha dos Palmitos

trilha_palmitos4

Trilha dos Troncos

trilha_troncos2
comments powered by Disqus